HISTÓRICO

Origem do nome: O município de Nova Boa Vista foi assim denominado, pois os colonos alemães e italianos que nessa terra chegaram eram oriundos de um povoado de Poço das Antas, chamado de Boa Vista. Assim, trouxeram, além dos hábitos, costumes e tradições de seus antepassados, parte do referido nome para a nova terra, que começaram a colonizar por volta do ano de 1924.

O município de Nova Boa Vista foi criado por meio da Lei Estadual nº 9608/92 de 20 de março de 1992, tendo se emancipado dos municípios de Sarandi e Chapada. Conta, atualmente, com uma população de 1.965 habitantes (Censo IBGE 2014), constituída, em sua maioria, por descendentes de europeus, predominantemente alemães e italianos. Merece destaque o fato de que, desta população, 70,51 % reside no meio rural e 29,49 % reside no perímetro urbano.

Nova Boa Vista está 332,6 km distante de Porto Alegre – Capital do Estado. Com uma área de 94.238 km2, confronta com os municípios de Barra Funda, ao norte; Almirante Tamandaré do Sul, ao Sul; Sarandi ao Leste e com o município de Chapada ao Oeste.

O município é constituído pelas seguintes localidades: Sede Municipal, Cachoeirinha, Caúna, Jaboticaba, Lajeado Boa Vista, Maneador Alto, Maneador Baixo, Linha Barraca, Linha Colli, Linha Furini, Linha Gabriuva, Linha Knob e Linha Tijolo.

Mesmo apresentando um forte desenvolvimento na indústria, comércio e prestação de serviços, a principal atividade econômica continua sendo a agropecuária, onde merecem destaque a produção agrícola de soja, milho, trigo, suinocultura, bovinocultura de leite e fruticultura.